quinta-feira, 10 de junho de 2010

Lepra no Brasil


Hoje li num site que o Brasil inclui-se entre um do paises de alta endemicidade de lepra no mundo. Um coeficiente de prevalencia médio superior a um caso por mil habitantes.(Wikipédia). Alguns sites dizem que lidera o ranking outros dizem que aparecem em 2° lugar lugar, perdendo para a India.

Poxa!! Me assustei. Afinal, Lepra e hanseniase, qual é a diferença? Nenhuma.

Lepra, designaçao antiga dessa doença era o nome dado à doenças de pele em geral.

Hanseniase ou Mal de Hansen, como ficou conhecida no Brasil por causa do medico que identificou o agente da doença (bacilo Mycobacterium Leprae) Gerand Hansen.

Chamada de "Doença mais antiga do mundo" e também "Mal de Lazaro" é transmitida por goticulas de saliva. O bacilo é elminado pelo aparelho respiratorio da pessoa doente na forma de aerossol durante a fala, tosse ou espirro. Quase sempre ocorre entre contatos domiciliares.

Os primeiros registros dessa doença datam de 135a a.C., mas o tratamento eficaz da doença foi descorberto somente no fim dos anos 80, com o desenvolvimento da poliquimioterapia.

Nos dias 24, 26 e 27 de Janeiro sao comemorados respectivamente Dia do Hanseniaco, Dia Mundial de combate à Hanseniase e Dia Estadual de Combate à Hanseniase.

A hanseniase divide-se basicamanente em quatro: indeterminada, tuberculoide, diformae virchorwiana. A mais grave é a virchowiana ou lepromatosa, que causa ulceraçoes e deformidades, com multilaçoes.

O periodo de incubaçao do bacilo é de 3 a 5 anos. Lembre-se sempre que aparecer qualquer mancha avermelhada ou esbranquiçada em seu corpo de verificar a sensibilidade da mancha, principalmente se for nos pés ou nas maos. Manchas sao muito comuns no nosso corpo, nao se desenpere caso aparece qualquer tipo de mancha, mas va ao medico! Fique atento aos sintomas da hanseniase, pois o diagnostico precoce evita multilaçoes.

Lembre-se hanseniase tem cura, mas se nao tratada a tempo pode acarretar em invalidez a determinados orgaos do corpo.


Sintomas de lepra:

.Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, com clara perda de sensibilidade;

.Nervos espessados e perda de sensiblidade nas maos e nos pés;

Bacilos detectados atraves de baciloscopia.


A hanseniase é tratada com antibioticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário